Pesquise a vontade...

Personalizando o seu Windows 7

Se você, assim como eu, passa horas por dia na frente do computador, é normal que se canse daquela mesma imagem da área de trabalho, das mesmas cores no seu sistema e queira dar um toque mais pessoal ao seu PC.
O Windows 7 permite a personalização de partes do sistema, para que você o deixe com a sua cara, utilizando os temas ou ainda adicionando gadgets na Área de Trabalho.

O que é um tema?


clip_image002

Um tema é uma combinação de imagens, cores e sons em seu computador. Isso inclui desde o plano de fundo da sua área de trabalho é todo o esquema de som. Alguns temas permitem que você modifique até mesmo os ícones do Windows e os ponteiros do mouse. As opções são ilimitadas.
No Windows 7, muitos novos temas foram adicionados. Para ver esses temas, clique no botão Iniciar > Painel de Controle e digite “personalização” na caixa de pesquisa. Clique em Personalização. Agora basta clicar em um tema para aplicá-lo. Veja como em poucos segundos você deu uma nova cara ao Windows 7! Simples assim.
No site oficial do Windows, você ainda encontra diversos outros temas, inclusive alguns temas “internacionais”, com imagens de outros países ao redor do mundo. Sim, tem até um tema “Brasil” (é o que eu estou usando aqui). Para usar os temas do site, basta clicar em Baixe no tema desejado e em Abrir. Pronto, o tema será aplicado. Simples assim.

Personalizando um tema


clip_image004

Nas versões do Windows 7 Home Premium, Professional e Ultimate, você ainda pode personalizar e criar o seu próprio tema, utilizando suas fotos favoritas e deixando o Windows com sua “impressão digital”, de um jeito só seu. Para isso, você precisa partir de um tema já existente:
1. Clique no botão Iniciar > Painel de Controle e digite “personalização” na caixa de pesquisa. Clique em Personalização.
2. Clique no tema que você deseja alterar para aplicá-lo.
  • Alterando o Plano de Fundo da Área de Trabalho: marque a caixa de seleção da imagem que você deseja usar e clique em Salvar alterações.
  • Alterando a cor das bordas da janela: clique em Cor da Janela, clique na cor que você deseja usar, ajuste a intensidade e clique em Salvar alterações.
  • Alterando os sons: clique em Sons, altere os sons na lista Eventos de Programa e clique em OK.
  • Adicionando proteção de tela: clique em Proteção de Tela, clique em um item da lista Proteção de tela, altere todas as configurações desejadas e clique em OK.
Agora você tem duas opções: utilizar o tema para uso próprio ou compartilhar com amigos e familiares.

Utilizar o tema para uso próprio


Volte ao painel de Personalização, clique no seu tema revisado e clique em Salvar tema. Dessa forma seu tema ficará disponível no painel sempre que você quiser usá-lo.

Compartilhar com amigos e familiares.


1. Volte ao painel de Personalização e clique no seu tema revisado para aplicá-lo.
2. Clique com o botão direito do mouse no tema e clique em Salvar tema para compartilhamento.
3. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o tema e clique em Salvar.
Por padrão, o Windows salva o tema na pasta Meus Documentos, mas você pode alterar a pasta de Destino. Pronto, agora você pode mandar seu tema personalizado por e-mail, pela rede ou da forma que preferir para seus amigos.

Gadgets da Área de Trabalho


clip_image006clip_image007

Os Gadgets são mini-programas que oferecem acesso rápido a informações e executam tarefas, especialmente úteis para ferramentas utilizadas com certa freqüência. Há gadgets para realizar as mais diversas tarefas, desde uma apresentação de slides, a pesquisa de contatos ou ainda exibir manchetes atualizadas através do feed.
Você pode encontrar uma extensa lista de gadgets nesse link.
Com essas dicas e mudando seus temas de tempos em tempo, eu prometo que você não vai ficar enjoado de olhar para a mesma tela todos os dias!

Nenhum comentário: