Pesquise a vontade...

Assunto para Blogueiros: Você sabe o que Plágio?

Quero agradecer a todos, pois meu blog teve mais de 20.000 visualizações de página, e por isso estou remodelando ele, com novo layout, novo conteúdo, e também novas postagens, e adquirindo novos parceiros. Mais essa postagem de hoje, não será de tutoriais, downloads, ou qualquer coisa relacionada ao tema do blog, Hoje vou falar um pouco do ato dos blogueiros copiarem conteúdos de outros blogs, e colocarem no seu, o chamado "Plágio". Colocando um exemplo desse mesmo blog: Você já pensou no trabalho que dá fazer tutoriais, criar prints, ou até video-aulas, elaborar textos, imagens, e fazer uploads? Isso pode demorar alguns minutos, ou até horas, pra você enriquecer seu blog de postagens, e chega no final você ve outro blog com o mesmo conteúdo que o seu? Que raiva né! Mais poucas pessoas acham que isso não tem punição, mais sim tem. Confira abaixo um artigo retirado do site: Desenvolvimento Blogger que fala sobre o "Plágio" e suas punições.

O plágio é um assunto que preocupa muitos blogueiros, que nunca terá um fim. Este assunto é abordado por inúmeros blogs, com a esperança de, um dia, conscientizar estes plagiadores, de que a reprodução de conteúdos é proibida, e que existem leis contra isso. Neste post, falarei um pouco sobre o plágio, e também ensinarei a proteger-se dele.

O Plágio é crime e está previsto na lei N° 9610 sobre direitos autorais.

Nós, blogueiros, somos o maior alvo de plagiadores virtuais, por isso, devemos ter cuidado com isso. Manter    o conteúdo de seu blog original é importante para melhorar seu desempenho. Abaixo, veja porque não plagiar  artigos de outros blogs/sites sem autorização.

Porque não plagiar?
Analisando, plagiar parece ser muito fácil, assim, não precisamos criar conteúdo, basta colar. Também parece ser ótimo, assim, plagiando, não precisamos gastar tempos criando um artigo para nosso blog. Fica uma pergunta: Se plagia o conteúdo de alguém, então porque criou um blog?

Isto não faz sentido algum. Sem falar, que, plagiando, um blog perde toda a originalidade. Plagiando, você demonstra que não tem capacidade para produzir seu próprio conteúdo, e que não tem inteligência suficiente para desenvolver um artigo. Lembrando que o plágio e crime, cometendo plágio, você estará se mostrando "criminoso". Vamos ver do ângulo da vítima do plágio: Você gostaria de ter o seu conteúdo plagiado, citado sem fonte, podendo ser alvo de fins lucrativos?

Protegendo seu Blog de Plágio:
É possível proteger seu Blog de Plágio. Primeiramente, devemos saber quem anda nos plagiando. É recomendável criar uma licença Creative Commons. É possível denunciar plágios preenchendo o formulário do Blogger, que encontra-se neste link.

Fui plagiado! O que fazer?
Quando somos plagiados, ficamos desnorteados, e podemos ficar até com "medo" de resolver o problema. Primeiramente, devemos nos dirigir ao autor deste plágio, e falar-lhe que a obra é sua e que não permite a reprodução total. Caso ele insista em não admitir que é plágio, que deveremos denunciar pelo formulário de denúncia de plágio.

Conclusão:
Plágio é crime, e jamais devemos cometer um ato semelhante a este. Usando as técnicas que citei acima, é possível estar a par de todos os plagiadores de seu conteúdo. Não é preciso denunciar o blogueiro, basta resolver conversando. Não se desesperem, basta seguirem estas dicas.

Bom dá dado o recado, e lembre-se, podemos postar em nossos blogs, conteúdos se qualquer assunto, se um dia você visitou um blog, que tem um assunto semelhante ao seu, peça permissão ao autor do post, e poste em seu blog, e não esqueça de colocar a fonte do artigo, como foi o nosso caso aqui. Não deixem de comentar, e até aos próximos posts. ;D

Nenhum comentário: