Pesquise a vontade...

Download Google Chrome 13.0.782.107

A Google acaba de liberar a versão estável do Google Chrome 13. O navegador conta com novos recursos e teve uma série de falhas de segurança corrigidas. Ele está mais rápido, seguro e prático do que nunca. Apesar de não apresentar grandes reformulações na sua interface, a última versão do navegador, melhorou a experiência de navegação oferecida aos usuários. Além de manter os recursos que fizeram sucesso na versão anterior, como a transcrição da fala em texto e o leitor de PDF interno, o Chrome traz mais ferramentas de segurança e, como de praxe, diversas correções de bugs. Conheça as novidades do novo Google Chrome:


Fale com o Chrome:

O Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz. Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, é possível clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado aos servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela. Um dos serviços da web já com esta opção, é o próprio Google Tradutor, veja o print abaixo:


Omnibox

Você quer mais facilidade que isso? O Chrome, em sua última versão estável, permite que os complementos sejam acessados pela Omnibox, a ferramenta que possibilita que a barra de endereço do navegador seja utilizada como barra de pesquisa. Assim, basta digitar o nome da extensão desejada no lugar da URL para que ela seja automaticamente carregada pelo browser.


Compativel com WebGL

A WebGL, um novo conceito que traz gráficos em 3D com aceleração via hardware, foi adotada pelo Chrome na sua versão anterior. Se o Firefox foi o primeiro a iniciar os testes, o Google Chrome saiu na frente e lançou a primeira versão estável de um navegador com suporte a esta tecnologia, sem a necessidade de nenhum outro complemento. Isso significa que você pode experimentar vídeos em 3D dentro do navegador da Google sem ter que instalar nenhum programa além do próprio browser. Na página de experimentos da empresa, está disponível uma série de exemplos do uso do WebGL que podem ser experimentados gratuitamente.


Chrome Instantâneo

Este recurso é semelhante à busca com resultados imediatos do Google, o Google Instant. Ele funciona assim: quando você começa a digitar o endereço de uma página visitada anteriormente, ela é carregada na aba. É um método realmente interessante e inovador que torna muito mais ágil o acesso a páginas de seu histórico. Para ativar esta opção vá ao menu de personalização e configuração (cujo ícone é uma chave inglesa), depois vá em “Opções” e, na guia “Básicas”, habilite a opção “Ativar o Instantâneo para pesquisar e navegar mais rapidamente”.



Entre outros recursos, como sincronizar sites favoritos de qualquer computador, com o Google Cloud, visualizar arquivos em PDF sem nenhum plugin, direto no chrome, e a ferramenta de navegação segura, com melhorias no descobrimento de malvares em páginas da web.

Para baixar o Google Chrome 13.0.782.107, clique no link abaixo:


Nenhum comentário: