Pesquise a vontade...

A historia do Browser

Todos os dias nós usamos a Web diversas vezes. É provável que ultimamente fiquemos on-line cerca de oito horas por dia quando estamos no trabalho (na maioria das vezes até mais). A Web nos traz um mundo de informações e conhecimentos, além da gratificação instantânea que pode ocorrer de várias maneiras. E como é que este mundo de informações chega até nós? Por meio do browser, é claro!

Mas o quanto sabemos sobre onde o browser começou, como está hoje e para onde caminha?
Onde a Web foi criada? Na década de 1960, por Ted Nelson, um norte-americano sociólogo, filósofo e um pioneiro da tecnologia da informação conhecido por ter popularizado o "hipertexto". Hipertexto é definido como o texto exibido em um computador ou outro dispositivo eletrônico com referências (hyperlinks) para outros textos que o leitor pode acessar imediatamente.

Geralmente, isso é feito com um clique do mouse ou uma sequência de comandos.
A história do navegador remete à década de 1980, inventada por Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, na Europa, e em seguida, rapidamente disseminada para o mundo pela Internet na década de 1990, por Marc Andreessen e a equipe da NCSA, que desenvolveu o Mosaic e o Netscape – a primeira empresa a oferecer aos usuários finais um meio de navegação para conteúdo online.

O navegador tem evoluído muito nos últimos tempos. O browser de hoje precisa ser mais do que um meio para o internauta chegar a um local/informação. Ele precisa ser um instrumento que transforme a dinâmica da web.

Desde o início, a meta da rede era ser um espaço para o compartilhamento de informações para que as pessoas (e máquinas) pudessem se comunicar. O intuito era que este espaço abrangesse desde sistemas de informações particulares até informações públicas; de material de alto valor verificado e planejado com cuidado até ideias espontâneas que fizessem sentido somente para algumas pessoas e talvez jamais fossem lidas novamente.

imageO primeiro navegador – ou editor navegador – foi chamado de WorldWideWeb (Rede Mundial de Computadores) pois, quando ele foi escrito em 1990, era a única forma das pessoas acessarem a rede. Muito mais tarde, ele recebeu um novo nome, Nexus, para evitar confusão entre o programa e o espaço abstrato de informações (que agora é escrito com espaço entre as palavras World Wide Web).                              

A “WWW”, como ficou conhecida logo depois, foi projetada para ser um meio global de informações que os usuários poderiam ler ou escrever por meio de computadores conectados à internet. O termo normalmente é usado erroneamente como um sinônimo para a própria Internet, mas a Rede é um serviço que opera na Internet, assim como o e-mail. A história da Internet é muito mais antiga do que da World Wide Web.  E a World Wide Web mudou …

No dia 15 de setembro, experimente a “web nativa” com a versão Beta do Internet Explorer. A internet nunca foi tão incrível...

Nenhum comentário: