Pesquise a vontade...

Conhecendo mais o Mozilla Firefox 4:

A versão 4 do Firefox chega com um visual limpo e maior agilidade durante sua abertura e navegação. Infelizmente, o navegador elimina por padrão as versões anteriores instaladas e até mesmo parte das informações do usuário. Dentre os principais navegadores, temos o Firefox, mundialmente conhecido por ter sido o primeiro a ameaçar o domínio do Internet Explorer, através de uma série de inovações e um amplo suporte aos padrões de desenvolvimento Web. As novidades de cada versão sempre costumam aparecer nas versões de desenvolvimento Beta e RC, e agora finalmente chega em sua versão definitiva. 

Mozilla Firefox 4 chegou com um visual mais limpo, maior velocidade de navegação e suporte nativo à sincronização das informações configuradas pelo usuário. Neste lançamento, surgiu também um prático recurso para organizar as abas em grupos, bastando ao utilizador simplesmente arrastá-las no próprio navegador em vez de abrir novas janelas.

 Muito mais espaço e velocidade na hora de navegar

Conforto visual ao extremo

Os desenvolvedores do Firefox decidiram tornar a navegação mais confortável eliminando elementos visuais menos utilizados, algo que na prática proporciona mais espaço para exibir o conteúdo das páginas visitadas. As opções do menu tradicional agora encontram-se agrupadas de forma prática no botão Firefox, encontrado no canto superior esquerdo do navegador.


Acesse as configurações do navegador a partir do novo botão


Para tornar a navegação ainda melhor, foi adicionado um recurso que nos permite agrupar as abas e categorizá-las de acordo com o tipo de site visitado. A manipulação destes grupos é feita de forma prática, simplesmente arrastando pré-visualizações dos sites entre as categorias já criadas, sendo o acesso realizado a partir de uma única janela do Firefox.

Ainda mais veloz!

Logo na abertura do navegador, já percebemos os avanços obtidos em sua velocidade, reduzindo tanto o tempo de sua abertura quanto o necessário para navegar entre as páginas. Parte destes ganhos foram obtidos com a incorporação da aceleração de direta por hardware, que permite ao navegador utilizar recursos de exibição diretamente da placa de vídeo do PC.


Agrupe facilmente as páginas abertas de acordo com sua categoria


Os benefícios do Firefox 4 podem ser aproveitados em conjunto com o suporte aos formatos mais atuais de desenvolvimento Web, como HTML5 e CSS3, alcançado ainda nas primeiras versões do Beta. Com esta compatibilidade, é possível usufruir de, por exemplo, sons e vídeos no navegador sem utilizar plug-ins externos como o Flash Player.

Ao digitarmos um endereço, o navegador avisa sobre abas abertas com conteúdos semelhantes

Cuidado com a instalação

Durante os testes, a instalação do Firefox 4 eliminou as versões anteriores do navegador já instaladas, apagando até mesmo os favoritos e outras configurações. Para evitar este problema é aconselhável realizar um backup das informações e selecionar uma pasta diferente durante a instalação, permitindo que a nova versão e a antiga co-existam. Outro comportamento estranho observado é o fato de o navegador fechar automaticamente os sites já abertos quando ativamos o modo de navegação privativa, que evita a criação de históricos e outros rastros. Além de gerar desconforto, este problema pode causar a perda de informações ainda não salvas em sites e serviços logo na ativação do recurso.

Uma grande promessa

O visual mais limpo, os ganhos de velocidade e a sincronização de dados do usuário com o servidor da Mozilla fazem da versão final do Firefox 4 uma das mais aguardadas entre os principais navegadores. Nos resta agora torcer para que o desenvolvedor consiga fazer com que a nova versão seja instalada e utilizada sem prejudicar as anteriores, bem como as informações já armazenadas do usuário.

Novo botão de menu no Windows XP

Apesar do novo layout da nova versão do navegador combinar mais com os S.O Windows 7 e Vista, o botão de menu também pode ser adicionado no Windows XP, sem precisar de programas,ou temas extras. É so  clicar com o botão direito sobre o menu e desmarque a opção 'Barra de menus'; lembrando também que o inverso deste processo pode trazer o menu original de volta à versão 4 do navegador.

 O novo layout também foi preservado no velho Windows XP.

Faça o Download do Mozilla Firefox 4 e surpreenda-se, clique aqui para fazer o download!

Nenhum comentário: