Pesquise a vontade...

Otimizando a duração da bateria do seu note no Windows 7

O Windows 7 além de ser mais rápido e leve do que as outras versões (Vista e XP) possui um gerenciamento de energia mais avançado, permitindo que seu PC ou Notebook possa ter um ganho em Alto Desempenho, que consome bastante energia, ou ter uma autonomia duradora de bateria, em Economia de Energia, mas deixa seu PC bem limitado em desempenho. Com um pequeno software, chamado "BatteryCare" (download no final do post) ele ajuda o Windows 7 a aumentar a duração da bateria, finalizando alguns processos que faz com que o HD e CPU ficam consumindo energia, e além de mostrar a temperatura do HD e CPU e também de criar seu próprio plano de energia. Vamos ver como esse programa funciona:


Opções de otimização
Acessando as opções do programa, os usuários do Windows 7 podem escolher diversas configurações para otimizar o uso da bateria. Dentre elas, é possível solicitar que o Aero, tema que consome recursos gráficos, seja desativado quando a alimentação do computador for alterada para a bateria.

Opções de otimização do BatteryCare 

Além disso, alguns recursos mais pesados, como o Windows Flip 3D, indexação de arquivos na pesquisa do Windows, Windows Sidebar, e outros serviços, também podem ser desativados quando a bateria estiver sendo usada. Todas estas opções podem ser encontradas no menu "Opções" no icone de notificação do BatteryCare.

Icone de notificação do Battery Care do Windows 7

Painel de Detalhação do Battery Care


Contador de ciclos
Toda bateria possui um ciclo de vida, o qual é contado em número de cargas e descargas que ela sofre. Para facilitar o controle deste item por parte dos usuários, o BatteryCare traz um contador de ciclos. Toda vez que um ciclo se completar, ou seja, a bateria descarregar completamente e ser carregada, é somado uma unidade neste contador. Assim fica bem mais fácil controlar a vida útil da bateria. Você também pode alterar alguns dados deste contador, clicando duas vezes no icone de notificação do BatteryCare, também presente nas opções do programa.

Informações detalhadas
BatteryCare disponibiliza ainda diversas outras informações sobre a bateria. Dentre elas, é possível encontrar: nome do fabricante, capacidade projetada e capacidade utilizada da bateria, tensão, nível de desgaste, etc. 

Informações detalhadas da bateria do seu notebook

Tais informações são muito úteis para que o usuário tenha consciência caso a bateria esteja sendo utilizada de maneira errada, fazendo com que haja perda de performance ou desgaste da mesma. Conservando a vida útil da bateria, o usuário não precisa gastar dinheiro comprando outro componente destes tão cedo. Não deixe de conferir este excelente programa e prolongue a vida útil da bateria do seu notebook.

Configurando o BatteryCare para uma melhor otimização da bateria:

Ao clicar duas vezes no icone do BatteryCare ao lado do relógio do Windows, irá abrir a interface do aplicativo, em seguida clique em Opções:


Ao abrir opções, na guia gerais, marque as seguintes sugestões:


Em idioma, o padrão é Português (portugal) mais dá para entender - melhor que o Inglês.

Marque as opções: 

Em "Gerais":
Iniciar automaticamente com o Windows: pois já iniciado ele fica minimizado na area de notificação, e ele mostra a temperatura do seu HD e CPU, alem de consumir pouca memória;

Procurar automaticamente por atualizações: Quando houver alguma atualização, ele irá fazer o donwload mais recente, e irá te avisar para instalar a atualização;

Em "Otimizações":
Desativar a SideBar (Gadgets da área de trabalho) em bateria: Os gadgets são bem legais quando estão ativados em sua área de trabalho, alguns além de informar as horas, ou principais feeds, ele consome memória e uso de CPU.

Desativar tema Aero: O Windows Aero é muito charmoso, além de ter alguns efeitos especiais, como transições de janelas, as ativações do Aero Shake (Organização das janelas), Aero Peek (visualizaçao da área de trabalho) e o Windows Flip 3D (alternar janelas em 3D), esses efeitos consomem recursos de sua placa gráfica, tendo um ganho a mais em desempenho.

Suspender serviços do Windows em bateria: O BatteryCare suspende alguns serviços desnecessários, como a indexação de arquivos, atualizações automaticas, e outros que consomem muito o uso do HD, fazendo com que ganhe mais autonomia da bateria;

Calcular de forma estátistica o tempo restante da bateria: Alguns modelos de baterias não fornecem o calculo de tempo restante, fazendo com que o Windows só informe o tempo restante em porcentagem, não em horas, assim o BatteryCare com a opção ativada ele faz o calculo da porcentagem, convertendo em horas, para que você saiba exatamente quando sua bateria está prestes a descarregar.

Ao abrir opções, na guia notificações, marque as seguintes sugestões:


Notificar quando a bateria estiver carregada: Quando seu note estiver conectado a tomada e estiver carregando a bateria, ele lhe avisará quando a bateria estiver 100% carregada

Recomendar a calibração da bateria após os ciclos de descarga: Toda vez que um ciclo se completar, ou seja, a bateria descarregar completamente e ser carregada, é somado uma unidade neste contador. Assim fica bem mais fácil controlar a vida útil da bateria. 

Notificar quando: Bateria estiver fraca (25%) e muito fraca (10%)

Ao abrir opções, na guia Planos de energia, marque as seguintes sugestões:


Seleção automática de energia: Quando seu notebook estiver ligado somente na bateria, ele ativará o plano "Economia de Energia" e quando ele estiver conectado na tomada, o BatteryCare irá ativar automaticamente o plano de Energia "Alto Desempenho".

Ao abrir opções, na guia Avançadas, marque as seguintes sugestões:


Executar no arranque no modo de Administrador:  Quando ativado, ele se iniciará ao executar o Windows, e assim podendo fazer a leitura da temperatura de seu CPU e HD.

Deixando assim seu BatteryCare, ele otimizará mais a duração da bateria, mais alguns conselhos ajudam ainda mais seu portatil:

Quando estiver em casa, e não por usar seu notebook na bateria por algum tempo, use-o só na tomada, antes de liga-lo na tomada, retire a bateria, assim ele não fica carregando toda hora, e podendo não viciar sua bateria, podendo ainda reduzir e muito a vida útil da Bateria.

Quando estiver usando na bateria, tente desativar seu Wireless (se não tiver alguma rede disponivel), e desconecte dispositivos USB como adaptadores bluetooth, receptores de TV, mouses sem fio, e outros, remova qualquer disco na unidade de dvd, assim eles não irao consumir tanta energia do seu notebook.

Nunca obstrua as passagens de ar  do notebook, se não poderá atingir altas temperaturas dentro no seu notebook podendo reduzir a vida util de seu notebook e da bateria.

Feche quantos programas puder em execução, assim ira ter pouco consumo de memória e HD  e tendo mais duraçao da bateria.

Com alguns ajustes e conselhos, seu notebook irá ter mais tempo fora da tomada sem comprometer tanto o desempenho do seu notebook.

Para baixar o BatteryCare, clique no link abaixo:

Espero ter ajudado e até mais ;D

Nenhum comentário: