Pesquise a vontade...

Será que preciso mesmo “remover o dispositivo com segurança”?

Mito ou Verdade? Toda vez que eu uso algum dispositivo removivel, como Pendrives, MP3 Players, Celulares, ou outras unidades de disco, HD's externos, Adaptadores Bluetooth, ou até mesmo receptores de TV digitais,  eu sempre tenho que clicar naquele iconezinho ao lado da barra de tarefas?
Imagem da área de notificação


Na pressa de hoje em dia, sempre é assim, acabou de copiar ou gravar arquivos, já puxa com tudo o dispositivo... O gesto é quase automático: simplesmente puxar um pendrive depois que o Windows terminou de copiar aqueles arquivos dos quais você precisava. Mas se você fizer isso quando o sistema estiver lendo ou gravando dados no pendrive, pode acabar com arquivos corrompidos, um pendrive ilegível ou ambos. O problema é que nem sempre é fácil saber quando o Windows ou um aplicativo estão acessando um pendrive: muitas vezes não há uma janelinha de cópia de arquivos ou barra de progresso na tela. É por isso que é necessário “remover o dispositivo com segurança”. É uma forma de dizer ao Windows: “terminei de usar o pendrive e quero removê-lo, por favor pare de acessá-lo”. O Windows tem uma forma de ajudá-lo a remover com segurança esses dispositivos.
A maioria dos dispositivos USB pode ser removida e desconectada com segurança. Ao desconectar dispositivos de armazenamento, como unidades flash USB ou discos rígidos externos, verifique se o computador terminou de salvar as informações no dispositivo antes de removê-lo. Se o dispositivo tiver uma luz pequena que mostra quando ele está em uso, aguarde alguns segundos após a luz parar de piscar antes de desconectá-lo. Se você vir o ícone Remover Hardware com Segurança Imagem do ícone Remover Hardware com Segurança na área de notificação no lado direito da barra de tarefas, use isso como uma indicação de que os dispositivos terminaram todas as operações em andamento e estão prontos para serem removidos. 

Caso não veja o ícone Remover Hardware com Segurança, clique no botão Mostrar ícones ocultos para exibir todos os ícones na área de notificação.
Para remover com segurança um determinado dispositivo, clique no ícone Remover Hardware com Segurança Imagem do ícone Remover Hardware com Segurança e, na lista de dispositivos, clique no dispositivo que deseja remover. O Windows exibirá uma notificação mostrando que o dispositivo pode ser removido com segurança.

Além disso, é possível também remover dispositivos com segurança pela pasta Computador. Clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar, depois em Computador. Em seguida, clique no botão direito do mouse e selecione Ejetar.

Então fica dado a dica.. tente sacrificar alguns segundos clicando no ícone Remover Hardware com Segurança Imagem do ícone Remover Hardware com Segurança, pense assim: você pode perder alguns segundos valiosos fazendo isso, do que tendo uma dor de cabeça perdendo seu Pendrive, ou outro dispositivo...

Dica:
Para saber se o seu dispositivo removivel foi infectado, ou não, e como tomar as possiveis medidas, clique aqui e veja a matéria na integra do blog "Ajuda Anti Virus" do meu parceiro Geovani ^^.

É isso ai, espero ter ajudado, comentem e até mais em outros posts!

Nenhum comentário: