Pesquise a vontade...

Desvendando o Windows 8 Developer Preview (Pré Beta) - Instalação

Instalação, a partir de uma partição, fazendo um dual-boot (recomendado para usuários experientes):

O Windows Developer Preview é apenas uma versão de testes para desenvolvedores podem ver as funcionalidades e recursos do novo S.O. apesar que qualquer um - curioso - pode efetuar o download do S.O., clique aqui para download e outras informações.

Após baixar a imagem em “.iso” da versão escolhida (seja ela 32 bits, cerca de 2,8 GB - ou ela sendo 64 bits, cerca de 3,4 GB) você poderá instalar o Windows 8, emulando-o em um PC Virtual, ou gravar a imagem e efetuar a instalação em uma nova partição no seu PC. 


Para gravar a imagem .iso, usando o Windows 7, coloque um DVD virgem ou regravável na unidade de DVD, e clique na imagem “.iso” para abrir o assistente de gravação de imagem ".iso", siga todas as etapas até que a gravação esteja concluída.

Vou mostrar como efetuar a instalação de uma nova partição, assim fazendo o dual-boot com o S.O. instalado em sua máquina.

Se você usa o Windows XP em seu PC, poderá ocorrer certos riscos de não poder funcionar com o Windows 8 instalado, por ser de arquiteturas de boot e outros métodos de inicialização diferentes, poderá” corromper a inicialização do Windows XP em sua máquina. Recomendo quem tenha pelo menos o Windows Vista ou o Windows 7 a realizar o dual-boot com o Windows 8. 

Criando Partições pelo Windows Vista e Windows 7:

Abra o menu iniciar, e digite na pesquisa: criar e formatar partições o disco rígido, e tecle “enter”.

Abrirá o Gerenciador de Disco, onde você poderá ver suas unidades de disco, e com ele poderá ainda criar, editar ou remover partições. Para criar uma, identifique no gráfico seu disco rígido local, por padrão verifique se estiver escrito “Disco local” ou o nome de seu S.O., clique com o botão direito em clique em diminuir volume, abrirá o assistente para novas partições, clique em avançar, digite em MB o tamanho da partição a ser realizada. O Windows 8 requer no mínimo 20 GB de espaço em disco a ser instalado, então digite 20000 no campo, e clique em avançar.

No gráfico, ficou um campo em preto, com os 20 GB, mais sem espaço alocado, ou seja ainda temos que particionar o espaço em NTFS, atribuir uma letra a nova unidade. Clique com o botão direito no espaço preto, e clique em nova partição. Abrira de novo o assistente para novas partições, selecione o tamanho total de 20000, e avançar. No próximo passo, deixe habilitado formatar volume em NTFS, clique em formatação rápida, atribua um nome para a partição, e coloque Windows 8, e clique em OK.

Após alguns minutos, teremos uma nova partição, uma com seu S.O. instalado e seus arquivos, e uma partição em branco, onde iremos instalar o Windows 8.

Com a imagem “.iso” gravada em um DVD, ainda com ela na unidade de DVD, salve seus arquivos, feche seus programas, e reinicie seu PC.

Instalando o Windows 8 Pré Beta:

Por padrão em algumas máquinas, a unidade de DVD é o primeiro local a fazer o boot, assim o assistente de instalação já começa a preparar os arquivos para a instalação.

Aguarde o assistente, copiar e carregar os arquivos, e assim abrira o assistente de instalação, semelhante ao do Windows 7. (clique nas imagens abaixo para ver ampliadas):

 
 


Por padrão o idioma do S.O. será em inglês (english), selecione “portuguese brazil” para tempo e método de entrada, e embaixo, selecione “portuguese brazil abnt”, para método de idioma no teclado, e clique em “next”;







 



 Clique em “install now”, aceite os termos de licença, e clique em “next”;








 



Na próxima opção, selecione “custom (advanced), assim ir´instalar o Windows 8 em uma nova artição, sem sobreescrever o S.O. já instalado.


 




 


E depois em aguarde até que ele reconheça todas as unidades de disco, e depois clique na unidade em que você fez a partição, nomeada de Windows 8, clique em “next”;





 
 

E pronto! Essas foram todas as informações e ações que precisamos, agora é só esperar copiar, extrair e instalar os arquivos do Windows 8 na partição, e carregar o S.O.




A instalação é muito rápida, e em menos de 20 minutos já tinha concluído a instalação.






Após concluir a instalação, o instalador reiniciará seu PC, ira configurar o desempenho de seu PC, e irá configurar drivers e instalar os hardwares e assim irá preparar seu PC para o primeiro uso.





Bom é isso ai, nos próximos posts, irei mostrar a interface dele, como configurar e os primeiros passos.. até logo ;D

Nenhum comentário: