Pesquise a vontade...

Seja um Deus no Windows 7, com o "God Mode"

O Windows 7 tem um modo "escondido" de acessar quase todas as suas configurações: o nome ficou popular como "God Mode" ou "Modo Deus", termo normalmente utilizado em games para impedir que o jogador morra ou sofra danos, apesar de receber os golpes. Sem ligação com games ou poderes de "super usuário", no Windows 7 isso permite acessar rapidamente diversas configurações do sistema. Mais precisamente agrupa todas as configurações que podem ser pesquisadas, quando você digita um trecho delas no menu Iniciar ou na busca do sistema. 

Veja:

Para ativar é muito simples, apenas crie uma nova pasta, e renomeie-a com esse nome:
GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

São cerca de 270 configurações agrupadas em muitas categorias. As interfaces chamadas por elas são as velhas conhecidas, isso apenas encurta o caminho. É mais fácil digitar UAC no menu Iniciar, por exemplo, para trocar as configurações do UAC do que ir clicando item por item no Painel de controle. Renomeando a pasta com alguma coisa que corrompa a string entre chaves, ela volta a ser uma pasta comum. E o termo "GodMode" aparentemente foi divulgado na internet e "pegou", mas você pode nomeá-la com qualquer coisa antes do .{, o que leva a crer que esse não é um nome oficial.

Feito isto, o ícone da pasta vai mudar para o do painel de controle e vai conter dezenas de opções de controle. Não sei se é a minha ideia de brincar de Deus, mas é uma forma prática de acessar todo tipo de controle no Windows.

O curioso é que isso também funciona no Windows Vista, somente com o Service Pack 2 instalado! Aparentemente só no de 32-bit com o código acima, casusando um crash no Explorer se fizer no de 64-bit.

No Windows Vista 64-bit, o procedimento é outro: crie um atalho novo (botão direito do mouse > Novo > Atalho) e digite o seguinte no campo:

 Para ativar é muito simples, apenas crie um novo atalho, e renomeie com esse nome:
explorer.exe shell:::{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Nenhum comentário: