Pesquise a vontade...

Aumenta o número de soluções desenvolvidas para Windows 7

 Uma pesquisa com dados coletados em Maio de 2010 realizada pela Embarcadero Technologies, uma empresa que desenvolve ferramentas de bancos de dados, revelou que os desenvolvedores estão cada vez mais trabalhando em aplicações para o Windows 7. Participaram 606 pessoas entre desenvolvedores, arquitetos e analistas de sistemas, a crescente popularidade do sistema entre os profissionais foi impulsionada ainda mais por funcionalidades como o suporte a Touch e a tecnologia Multi-Touch do Windows 7. Entre os entrevistados, 54% disseram estar desenvolvendo aplicações para o Windows 7, enquanto outros 25% pretendem começar a desenvolver a partir do próximo ano. Quando questionados sobre quais recursos do Windows 7 gostariam de integrar em suas aplicações, quase 40% apontaram o Touch, Multi-Touch e Gesture, 27% responderam gráficos, animações e Windows Imaging Component e 24% disseram que gostariam de utilizar os controles Ribbon. Dos mais de 600 entrevistados, 97% alegaram que a estabilidade e desempenho do Windows 7 não prejudicou o desenvolvimento das aplicações, pelo contrário. O entusiasmo pela tecnologia Touch não é uma surpresa. Estima-se que em 2010, 10% de todos os novos modelos lançados suportarão a tecnologia touch, um número quatro vezes maior do que em 2008.


image

Mas por que essa mudança repentina? Segundo Bill Buxton, investigador da Microsoft, três fatores estão convergindo para criar o momento perfeito: redução de preços dos eletrônicos, os avanços tecnológicos que fizeram o reconhecimento de gestos se tornarem bons o suficiente para o mercado consumidor de massa e o aumento da expectativa do consumidor. Vale ressaltar que, na pesquisa realizada pela Embarcadero Technologies, pequenos aplicativos de negócios são os mais numerosos na lista de prioridades de aplicações. A maioria dos entrevistados planeja em primeiro lugar desenvolver aplicações para o Windows 7 desktop, em segundo aplicações de banco de dados, seguido pelos utilitários/ferramentas. Isso demonstra que as aplicações com tecnologia touch estão chegando também ao mercado corporativo. O Windows 7 representa um novo passo nessa direção com o Windows Touch, um software que permite a manipulação de dados em uma tela usando gestos e mais de um dedo ao mesmo tempo. Ele é o motor por trás das capacidades de reconhecimento do toque do Windows 7. Foram coletadas informações de centenas de pessoas para programar o reconhecimento dos gestos do Windows Touch e para otimizar o Windows 7 para essa tecnologia, os desenvolvedores tiveram que redesenhar até elementos básicos do sistema como o botão de Iniciar e os ícones da Barra de Tarefas, para que fossem mais amigáveis ao toque dos dedos (finger friendly).

O Futuro do Touch
Entre os novos celulares modernos, há hoje uma enorme variedade de modelos que utilizama tecnologia touch. Já entre aplicações desktop, o Touch vem ganhando seu espaço aos poucos, como um complemento às tecnologias já empregadas hoje, e não como um substituto ao mouse e ao teclado.

Nenhum comentário: