Pesquise a vontade...

O Windows 7 e os SSDs

Os SSDs (Solid-state drive) são um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Eles são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, o que os diferencia dos sistemas magnéticos presentes nos HDDs (Hard Disk Drive).

A tecnologia SSD amadureceu ao longo da última década, e agora os drives estão finalmente começando a serem comercializados em grande escala. Mas será que os SSDs estão prontos para substituírem de vez o hard disk comum?
clip_image001
Desde 1965, a tecnologia de armazenamento de dados obteve alguns avanços notáveis, considerando que:
· OS HD passaram de 3,75 MB para mais de 1 terabyte, número mais de 270 mil vezes superior.
· O preço caiu de $15.000 por MB para $0,0001 por MB ($100 por 1 TB), uma melhora de 150 milhões de vezes.
· O tempo de acesso caiu de 0.1 segundos para alguns milésimos de segundo.
Com esses impressionantes números, a questão agora é se o SSD conseguirá acompanhar a velocidade, custo e capacidade dos HDD. Os SSDs usam microchips que retém os dados em uma memória não volátil e sem partes móveis. Como vantagem, quando comparados com os HDDs tradicionais, os SSDs são mais resistentes a danos, mais silenciosos e possuem um tempo de acesso menor. Contudo, as principais desvantagens ainda são preço e capacidade de armazenamento. O “custo por MB” de um SSD ainda é consideravelmente maior do que do HDD.

Windows 7 e SSD
Quando o Windows 7 estava ainda em sua versão Beta, o site Tweaktown publicou alguns benchmarks comparando o sistema com o Windows Vista com Service Pack 1, em suas versões de 64 bits, utilizando o software HD Tune Pro. A performance do SSD foi testado em ambos com o mesmo hardware, em um único driver Patriot Warp2 128 GB SSD SATA.
A media de velocidade de leitura foi de 3 a 5 MB /s mais rápida no Windows 7 do que o Windows Vista SP1 enquanto a velocidade máxima de leitura foi 10 MB / s superior. Já na velocidade de gravação de dados, o Windows 7 também superou o Windows Vista SP1 em 10 MB /s. Além da comparação com outras versões do Windows, vale a pena comparar também a performance dos SSDs com a dos HDDs utilizando o novo sistema operacional.
Recenetemente, o site Windows 7 News também publicou um pequeno comparativo com o tempo de inicialização do sistema utilizando um HDD e um SSD.

Medição
SSD
HDD
Tempo para inicializar o sistema (seg)
9.1
24.1
Tempo de inicialização Total (seg)
30.3
65.7

A melhora foi de 62%. Isso significa que a junção do Windows 7 com os SSDs podem trazer benefícios incríveis assim que mais fabricantes começaram a adotar a tecnologia. Contudo, o custo e a capacidade de armazenamento ainda são questões relevantes. Hoje, os drivers SSDs ainda são consideravelmente mais caros que os HDDs e possuem uma capacidade menor.
Portanto, é provável que antes que um número grade de usuários comecem a utilizá-lo, a diferença nesses dois critérios precisarão diminuir entre as duas tecnologias.

Nenhum comentário: