Pesquise a vontade...

Dominando o novo Paint no Windows 7 - Parte 02

 Vamos ver agora outras dicas do editor de imagens do Windows, o Paint...


Adicionando texto

No Paint, você também pode adicionar seu próprio texto ou mensagem à imagem.

Use a ferramenta TextoImagem da ferramenta Texto para inserir texto na imagem.
  1. Na guia Início, no grupo Ferramentas, clique na ferramenta Texto Imagem da ferramenta Texto.
  2. Arraste o ponteiro na área de desenho onde você deseja adicionar texto.
  3. Em Ferramentas de Texto, na guia Texto, grupo Fonte, clique no tipo, tamanho e estilo de fonte.
    Imagem do Grupo de fontesO grupo Fonte
  4. No grupo Cores, clique em Cor 1, e clique em uma cor para o texto.
  5. Digite o texto a ser adicionado.
  6. (Opcional) Se você quiser que o plano de fundo da área de texto seja preenchido, no grupo Plano de Fundo, clique em Opaco. No grupo Cores, clique em Cor 2, e clique em uma cor de segundo plano para a área de texto.
  7. (Opcional) Se quiser alterar a aparência de algum texto na caixa de texto, selecione o texto que deseja alterar e escolha o novo tipo, tamanho, estilo ou a cor do texto selecionado.

    Redimensionando uma imagem ou parte dela

    Use Redimensionar‌ Imagem do botão Redimensionar para redimensionar a imagem inteira ou para redimensionar um objeto ou parte de uma imagem. Você também pode distorcer um objeto da imagem para que ele apareça inclinado.
    Ocultar todos

    1. Na guia Início, no grupo Imagem, clique em Redimensionar.
    2. Na caixa de diálogo Alongar e distorcer, marque a caixa de seleção Manter taxa de proporção para que a imagem redimensionada tenha a mesma taxa de proporção da original.
    3. Na área Redimensionar, clique em Pixels e insira uma nova largura na caixaHorizontal ou uma nova altura na caixa Vertical. Clique em OK.
      Se a caixa de seleção Manter taxa de proporção estiver selecionada, você só precisará inserir o valor horizontal (largura) ou o valor vertical (altura). A outra caixa da área Redimensionar será atualizada automaticamente.
      Por exemplo, se uma imagem tiver 320 x 240 pixels e você quiser que ela fique com a metade do tamanho mantendo a taxa de proporção, na áreaRedimensionar, com a caixa de seleção Manter taxa de proporção selecionada, insira 160 na caixa Horizontal. A imagem terá a metade do tamanho original com 160 x 120 pixels.

    1. Na guia Início, clique em Selecionar e arraste o ponteiro para selecionar a área ou o objeto.
    2. Na guia Início, no grupo Imagem, clique em Redimensionar.
    3. Na caixa de diálogo Alongar e distorcer, marque a caixa de seleção Manter taxa de proporção para que a parte redimensionada tenha a mesma taxa de proporção da original.
    4. Na área Redimensionar, clique em Pixels e insira uma nova largura na caixaHorizontal ou uma nova altura na caixa Vertical. Clique em OK.
      Se a caixa de seleção Manter taxa de proporção estiver selecionada, você só precisará inserir o valor horizontal (largura) ou o valor vertical (altura). A outra caixa da área Redimensionar será atualizada automaticamente.
      Por exemplo, se a parte selecionada tiver 320 x 240 pixels e você quiser que ela fique com a metade do tamanho mantendo a taxa de proporção, na áreaRedimensionar, com a caixa de seleção Manter taxa de proporção selecionada, insira 160 na caixa Horizontal. A parte terá a metade do tamanho original com 160 x 120 pixels.

    • Siga um destes procedimentos de acordo com a forma como deseja redimensionar a área de desenho:
      • Para redimensionar a área de desenho e aumentá-la, arraste uma das caixas brancas menores na borda da área de desenho até o tamanho desejado.
      • Para redimensionar a área de desenho inserindo um tamanho específico, clique no botão PaintImagem do botão do Paint e em Propriedades. Nas caixas Largura eAltura, insira a nova largura e altura e clique em OK.

    1. Na guia Início, clique em Selecionar e arraste o ponteiro para selecionar a área ou o objeto.
    2. Clique em Redimensionar.
    3. Na caixa de diálogo Alongar e distorcer, digite o volume de distorção da área selecionada (em graus ) nas caixas Horizontal e Vertical na área Distorção (Graus) e clique em OK.

      Movendo e copiando objetos

      Após selecionar um objeto, você poderá recortar ou copiar o item selecionado. Assim, se quiser, você poderá usar um objeto várias vezes na imagem ou mover um objeto (quando ele estiver selecionado) para uma nova parte da imagem.
      Ocultar todos

      Use RecortarImagem do botão Recortar para recortar um objeto selecionado e colá-lo em outra parte da imagem. Quando você recorta uma área selecionada, ela é substituída pela cor do plano de fundo. Portanto, se a cor do plano de fundo da imagem for sólida, você pode querer alterar a Cor 2 para que corresponda à cor do plano de fundo antes de recortar o objeto.
      1. Na guia Início, no grupo Imagem, clique em Selecionar e arraste o ponteiro para selecionar a área ou o objeto que você deseja recortar.
      2. No grupo Área de Transferência, clique em Recortar.
      3. No grupo Área de Transferência, clique em Colar.
      4. Com o objeto ainda selecionado, mova-o para um novo local na imagem em que você deseja que ele apareça.

      Use CopiarImagem do botão Copiar para copiar um objeto selecionado no Paint. Isso será útil se você tiver linhas, formas ou texto para serem exibidos várias vezes na imagem.
      1. Na guia Início, no grupo Imagem, clique em Selecionar e arraste o ponteiro para selecionar a área ou o objeto que você deseja copiar.
      2. No grupo Área de Transferência, clique em Copiar.
      3. No grupo Área de Transferência, clique em Colar.
      4. Com o objeto ainda selecionado, mova-o para um novo local na imagem em que você deseja que ele apareça.

      Use Colar de para colar um arquivo de imagem no Paint. Após colar o arquivo de imagem, você poderá editá-lo sem alterar o original (desde que você salve a imagem editada com um nome de arquivo diferente do original).
      1. No grupo Área de Transferência, clique na seta sob Colar e clique em Colar de.
      2. Localize o arquivo de imagem que você deseja colar no Paint, clique nele e clique em Abrir.

        Trabalhando com cores

        Existem inúmeras ferramentas para ajudá-lo a trabalhar especificamente com cores no Paint. Elas permitem que você use as cores que quiser quando desenha e edita no Paint.
        Ocultar todos

        As caixas Cor indicam a Cor 1 (cor de primeiro plano) e a Cor 2 (cor de segundo plano)atuais. O modo como são usadas depende da ação realizada no Paint.
        Imagem das caixas CorCaixas de cores
        • Ao usar caixas de cores, você poderá seguir um ou mais destes procedimentos:
          • Para alterar a cor de primeiro plano selecionada, na guia Início, no grupoCores, clique em Cor 1 e em um quadrado de cor.
          • Para alterar a cor de segundo plano selecionada, na guia Início, no grupoCores, clique em Cor 2 e em um quadrado de cor.
          • Para pintar com a cor de primeiro plano selecionada, arraste o ponteiro.
          • Para pintar com a cor de segundo plano selecionada, clique com o botão direito enquanto arrasta o ponteiro.

        Use a ferramenta Selecionador de coresImagem da ferramenta Seletor de cores para definir a cor de primeiro plano ou segundo plano atual. Ao selecionar uma cor na imagem, você poderá verificar se está usando a cor que deseja quando desenhar no Paint para que haja correspondência entre as cores.
        1. Na guia Início, no grupo Ferramentas, clique em Seletor de corImagem da ferramenta Seletor de cores.
        2. Clique na cor da imagem que você deseja definir como a cor de primeiro plano ou clique com o botão direito na cor da imagem que você deseja definir como a cor de segundo plano.

        Use a ferramenta Preencher com corImagem da ferramenta Preencher com cor para preencher a imagem inteira ou uma forma fechada com cor.
        1. Na guia Início, no grupo Ferramentas, clique em Preencher com corImagem da ferramenta Preencher com cor.
        2. No grupo Cores, clique em Cor 1, clique em uma cor e clique dentro da área para preenchê-la.
        3. Para remover a cor e substituí-la pela cor de segundo plano, clique em Cor 2, clique em uma cor e clique com o botão direito na área para preenchê-la.

        Use Editar coresImagem de Editar cores para selecionar uma nova cor. A combinação de cores no Paint permite que você escolha a cor exata que pretende usar.
        1. Na guia Início, no grupo Cores, clique em Editar cores.
        2. Na caixa de diálogo Editar Cores, clique em uma cor da paleta e em OK.
          A cor aparecerá em uma das caixas de cores para poder ser usada no Paint.

          Exibindo a imagem

          Alterando o modo de exibição no Paint você pode escolher como quer trabalhar na imagem. Você pode ampliar um certo trecho da imagem ou a imagem inteira se quiser. Da mesma forma, você pode reduzir a imagem se ela estiver grande demais. Você também pode mostrar réguas e linhas de grade enquanto trabalha no Paint, o que poderá melhorar seu desempenho no Paint.
          Ocultar todos

          Use a ferramenta LupaImagem da ferramenta Lupa para ampliar uma parte da imagem.
          1. Na guia Início, no grupo Ferramentas, clique na LupaImagem da ferramenta Lupa, mova a lupa e clique para ampliar a parte da imagem que aparece no quadrado.
            Arraste as barras de rolagem horizontal e vertical até a parte inferior e direita da janela para movimentar a imagem.
          2. Para reduzir o nível de zoom, clique com o botão direito do mouse na Lupa novamente.

          Use Ampliar e Reduzir para ter uma visão maior ou menor da imagem. Por exemplo, você pode editar um pequeno trecho da imagem e precisar ampliá-lo para vê-lo. Ou se a imagem for grande demais para encaixar-se na tela, você precisará reduzi-la para vê-la totalmente.
          No Paint, há algumas maneiras de se ampliar ou reduzir, dependendo do que se deseja fazer.
          1. Para aumentar o nível de zoom, na guia Exibir, no grupo Zoom, clique emAmpliar.
          2. Para reduzir o nível de zoom, na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em Reduzir.
          3. Para exibir a imagem na janela do Paint com seu tamanho real, na guia Exibir, no grupo Zoom, clique em 100%.
          Dica

          Dica

          Para ampliar e reduzir uma imagem, você também pode clicar nos botões Ampliar Imagem do botão Ampliar ou Reduzir Imagem do botão Reduzir no Controle deslizante de zoom, na parte inferior da janela do Paint para aumentar ou diminuir o nível de zoom.
          Imagem do Controle deslizante de zoomControle deslizante de zoom

          Use as Réguas para exibir uma régua horizontal na parte superior da área de desenho e uma régua vertical no lado esquerdo da área de desenho. As réguas permitem verificar as dimensões da imagem, o que pode ser útil quando você redimensiona imagens.
          1. Para mostrar as réguas, na guia Exibir, no grupo Mostrar ou ocultar, marque a caixa de seleção Réguas.
          2. Para ocultar as réguas, desmarque a caixa de seleção Réguas.

          Use as Linhas de grade para alinhar formas e linhas quando estiver desenhando no Paint. As linhas de grade são úteis, pois podem fornecer uma referência visual dos tamanhos dos objetos à medida que você desenha e também podem ajudá-lo a alinhar objetos.
          1. Para mostrar as linhas de grade, na guia Exibir, no grupo Mostrar ou ocultar, marque a caixa de seleção Linhas de grade.
          2. Para ocultar as linhas de grade, desmarque a caixa de seleção Linhas de grade.

          Use Tela inteiraImagem do botão Tela inteira para exibir a imagem na tela inteira.
          1. Para exibir a imagem na tela inteira, na guia Exibir, no grupo Exibição, clique emTela inteira.
          2. Para sair da tela inteira e voltar à janela do Paint, clique na imagem.

            Salvando e usando a imagem

            Ao editar no Paint, você deve salvar seu trabalho com frequência para não perdê-lo acidentalmente. Após salvar a imagem, você poderá usá-la no seu computador ou compartilhá-la com outros por email.
            Ocultar todos

            Quando você salva uma nova imagem pela primeira vez, precisa nomear o arquivo.
            1. Clique no botão PaintImagem do botão do Paint e em Salvar.
            2. Na caixa Salvar como tipo, selecione o formato de arquivo desejado.
            3. Na caixa Nome do arquivo, digite o nome do arquivo e clique em Salvar.

            Em vez de começar com uma nova imagem, você pode abrir uma imagem já existente e editá-la no Paint.
            1. Clique no botão PaintImagem do botão do Paint e em Abrir.
            2. Localize a imagem que você deseja abrir no Paint, clique nela e em Abrir.

            Você também pode definir a imagem para ser usada como plano de fundo da área de trabalho do computador.
            1. Clique no botão PaintImagem do botão do Paint e depois em Salvar.
            2. Clique no botão PaintImagem do botão do Paint, aponte para Definir como plano de fundo da área de trabalho e clique em uma das configurações de plano de fundo da área de trabalho.

            Se você tem um programa de email instalado e configurado no computador, pode anexar a imagem a uma mensagem de email e compartilhá-la com outros através do email.
            1. Clique no botão PaintImagem do botão do Paint e depois em Salvar.
            2. Clique no botão PaintImagem do botão do Paint e em Enviar em email.
            3. Na mensagem de email, insira o endereço de email da pessoa, digite uma breve mensagem e envie a mensagem de email com a imagem anexada.

Nenhum comentário: