Pesquise a vontade...

Por que em rede? Como uma rede de computadores pode facilitar sua vida...

Você já não se perguntou por que falam tanto em redes domésticas? Em termos simples, uma rede conecta dois ou mais computadores e permite que eles “conversem” entre si. Com essa conexão, tudo é possível:
  • Compartilhar arquivos. É possível acessar arquivos em outros computadores da rede. Isso pode ser muito útil, por exemplo, quando você está pagando suas contas em um laptop na sala de estar e precisa de um arquivo que está no computador do escritório doméstico. Com uma rede, você pode acessar o arquivo sem ter que ir fisicamente até o outro computador. E você está no controle: com uma rede, você pode escolher o que vai compartilhar e o que vai manter para acesso particular.

  • Streaming de mídia. O streaming de mídia é o processo de envio de mídia digital, como fotos, músicas ou vídeos, através de uma rede para um dispositivo capaz de reproduzir a mídia. Por exemplo, suas fotos e filmes podem ser exibidos em algumas TVs da geração atual, e suas músicas podem ser tocadas em alguns aparelhos de som estéreo conectados à rede.

  • Compartilhar uma conexão à Internet. É possível compartilhar uma conexão de banda larga com a Internet, o que significa que não será preciso pagar por uma conta de Internet separada para cada computador.

  • Jogar jogos em rede. Você pode jogar jogos de computador com outras pessoas pela Internet e até conectar consoles de jogos (como o Microsoft Xbox, o Nintendo Wii e o Sony Playstation) à sua rede.

  • Compartilhar uma impressora. Em vez de comprar uma impressora para conectar a cada computador, uma única impressora pode ser conectada à rede. Dessa forma, todos na rede poderão usá-la.

Acabe com os fios e liberte-se da sua mesa

Redes podem ser com fios (com computadores ligados por cabos) ou sem fios (com conexões feitas pelo ar, através de ondas de rádio). Em uma rede sem fio, você não fica preso à mesa para realizar tarefas no computador. E também acessa a Internet sem complicações, já que ela está em toda a sua casa. Se sua rede for sem fio, você terá liberdade para mover-se pelo cubículo - quer dizer, pela casa - com um laptop. Pode até levar o laptop para fora de casa para ler seus emails à sombra de uma velha macieira. É bom demais, não é?
Ilustração de uma rede sem fio com conexão compartilhada à Internet Rede sem fio com conexão compartilhada com a Internet

Com uma rede sem fio, os computadores podem estar em qualquer lugar da casa sem a necessidade de levar cabos até eles. Custa caro instalar cabos nas paredes, e cabos pelo chão podem passar despercebidos e provocar tropeções, então é uma boa mantê-los longe da sua casa! A liberdade e a mobilidade de uma rede sem fio tem um pequeno preço: a rede com fio é um pouco mais rápida. Mas a maioria das pessoas vai se satisfazer com a velocidade da rede sem fio (se quiser jogar jogos complexos online, é preferível contar com a velocidade de uma conexão com fio). Se você comprar um roteador sem fio (que "traduz" e mantém todos os computadores conversando alegremente uns com os outros e com a Internet), seus computadores ainda poderão continuar conectados a ele por fios, mas você terá a opção de mudar para a rede sem fio no futuro. Mesmo que você não tenha um laptop no momento, e que por isso não haja a necessidade real de uma rede sem fio, há sempre a chance de que você acabe comprando um. É melhor estar preparado para a liberdade das redes sem fio.

Do que eu preciso para configurar uma rede sem fio?

Com o Windows 7, fazer uma rede sem fio em casa ficou mais fácil do que nunca. Você precisará de:
  • No mínimo dois computadores

  • Um adaptador de rede para cada computador (laptops costumam ter um adaptador desses integrado)

  • Um roteador sem fio
Então tome a iniciativa e experimente o que uma rede doméstica pode fazer por você.

Nenhum comentário: