Pesquise a vontade...

Por que o Windows 7 é um sistema seguro?

Vou falar aqui sobre 7 bons motivos para você utilizar o Windows no seu computador. Um desses bons motivos é poder ter seu computador sempre atualizado, provendo o máximo de segurança possível para seus dados. Eu gostaria de falar um pouco mais sobre a importância desse tema e as ferramentas que o Windows 7 oferece para manter seu PC seguro.



Em Abril, a Symantec realizou uma pesquisa que revela que o número de malwares e ataques de vírus atingiram níveis recordes. O estudo sugere que são feitos cerca de 100 ataques por segundo em computadores no mundo todo. Os níveis de malware em 2009 cresceram 71% em relação a 2008. Segundo a pesquisa, isso significa que 51% de todos os vírus, trojan e malwares conhecidos apareceram pela primeira vez em 2009. Isso demonstra como, seja qual for a plataforma do seu computador, ela pode ficar vulnerável caso algumas medidas não sejam tomadas.
O Windows 7 trouxe diversas melhorias de segurança para combater as crescentes ameaças com que nos deparamos diariamente. Algumas dessas ferramentas são:
  • BitLocker: protege tudo, de documentos a senhas, criptografando a unidade inteira na qual o Windows e seus dados estão.
  • Firewall: O Firewall do Windows ajuda a proteger seu PC de hackers e programas mal-intencionados. No Windows 7, ele ainda é eficiente – mas nós o deixamos mais flexível e fácil de usar.
  • Controle dos pais: No Windows 7, o recurso Controle dos Pais ajuda a limitar o tempo que as crianças podem usar o computador, bem como quando e quais jogos e programas elas podem usar.
  • Controle de conta do usuário: Sempre que um programa deseja fazer uma grande alteração no computador, o UAC permite a você saber e solicitar permissão, protegendo-o de hackers e softwares mal-intencionados.
O sistema também oferece uma linha defesa para essas ameaças com ferramentas gratuitas como o Windows Update, Windows Defender, Microsoft Security Essentials e o Internet Explorer 8. 

O Microsoft Security Essentials foi considerado o melhor antivírus gratuito do mundo, segundo a AV- Comparatives. Ele oferece proteção em tempo real para o PC da sua casa, que protege contra vírus, spyware e outras ameaças.
Os ataques virtuais exploram brechas de segurança não apenas do sistema operacional, mas também dos softwares utilizados no computador como, por exemplo, o navegador. Por isso o Internet Explorer 8 possui o Filtro SmartScreen presente no navegador ativado, sempre que você acessar um site ou tentar baixar um arquivo considerado inseguro uma tela de alerta aparece e dá alternativas para você.  

O IE8 foi também considerado o navegador mais seguro do mundo em relatório da NSS Labs em Março.
A segurança do usuário é prioridade para a Microsoft, e uma das principais preocupações no desenvolvimento de seus produtos e serviços. Contudo, como já falamos por aqui não basta ter uma casa com alarme, cerca elétrica e segurança particular, se você deixa sua porta dos fundos aberta. Isso significa que, tão importante quanto ter um bom software, é conhecer algumas regras básicas para quem quer manter a segurança do seu PC. Aqui você pode conferir algumas Dicas Gerais de Segurança e nesse link você pode ficar ligado em todos os posts com o tema “segurança” aqui do Blog do Windows.

Nenhum comentário: