Pesquise a vontade...

Windows XP e Windows 7 – Semelhanças e diferenças

Bem galera, eu estava navegando em um site de duvidas sobre informatica, e teve uma pergunta:

Existe alguma semelhança entre o Windows XP e o Windows 7?

E na maioria dos comentários, não acertaram nada...


Quando alguem me pergunta sobre o Windows 7, eu falo:

  • Ele foi baseado no desempenho do XP e no visual do Vista:
No forum TECHNET da Microsoft, onde vários profissionais de TI esclarecem algumas dúvidas de usuários inexperientes, e também onde publicam softwares em desenvolvimento (chamados beta) onde você pode testar e dar sua opinião, estava lá o Windows 7! Naquela época, ainda na base beta, em Inglês, ou Espanhol, você podia fazer o download e aproveitar até a nova versão sair. E eles falaram que o Windows 7 foi baseado nas terminologias de núcleo do XP, ou seja, pouco consumo de CPU e RAM, multiplas tarefas, confiabilidade em aplicativos antigos, e que não precisava ter uma máquina potente para rodar o Windows 7. E que também foi baseado no design do Vista, ou seja, efeitos gráficos remodelados, nova interface Aero, remodelagem de aplicativos já inclusos, como o Windows Media Player, Windows Media Center, Gadgets, nova versão do Internet Explorer, novo layout do Windows Paint, WordPAd, baseados na interface ribbons do Microsoft Office 2007 e 2010, entre outras melhorias que o Windows Vista foi um fiasco. Na época de lançamento do Vista, para rodar "suave" precisava ter um CPU potente, um Core 2 Duo, ou um Pentium DualCore, pelo menos 1 GB de memória RAM, placa gráfica de 128 MB disponiveis para efeito aero. Mas era muito caro. Ai veio o Windows 7. Digamos que foi mantido a perfomance do XP, e a melhoria do Vista.
Veja abaixo mais semelhanças e algumas diferenças, entre os S.O mais usados no mundo:
* Multitarefa preemptivo
* Multiusuário
* Suporte nativo ao protocolo padrão TCP/IP para a Internet
* Software proprietário
* Windows Explorer como Gerenciador de Arquivos
* Internet Explorer como navegador
* Mesmas teclas de atalho (CTRL+C, CTRL+V, CTRL+X, CTRL+Z, CTRL+ESC, ALT+TAB, ALT+F4)
Isso é o que o CESPE gosta de cobrar, então vou explicar item a item o que é cada um.

Multitarefa preemptivo

Então galera, o que é esse nome preemptivo? O sistema operacional (Windows) é um garçom sozinho numa pizzaria a rodízio com 100 famílias todas morrendo de fome.
Pense então que o garçom não pode ficar demorando demais em uma família, ele tem que correr a pizzaria o tempo todo e atender o tempo todo o povo morto de fome e querendo comer.
E no nosso computador é a mesma coisa! Um sistema operacional ser MULTITAREFA quer dizer que consegue “rodar” vários programas ao mesmo tempo: MSN, Word, Excel, Antivirus, etc, etc.
Só que na verdade, na verdade, não “roda” ao mesmo tempo não! Parece, mas não é.
Suponha que o Word, Excel e MSN são famílias que estão famintas a 1 semana e que estão na pizzaria e cada uma delas tem 10 pessoas, ou seja, papai, mamãe, filho, namorada do filho, filha, namorada da filha, sobrinho, cunhado (sempre eles!), sogro, sogra, cachorro, periquito, papagaio, etc. O Windows, o nosso azarado garçom sozinho, então atende uma família de cada vez, mas todas as famílias são atendidas. Primeiro o Word, depois o Excel, depois o MSN, aí volta pro Word, vai pro Excel, depois o MSN, depois volta de novo pro Word e por aí vai, sempre fazendo esse rodízio.
Bem, além disso, quando nós estamos no Word e clicamos no botãozinho da impressora o sistema operacional consegue decidir que é o seu documento do word que será impressão e não a sua planilha do Excel ou a conversa do MSN. Um sistema operacional ser MULTITAREFA PREEMPTIVO é isso! É ele ser um “garçom”, assim digamos! E isso vale tanto pro Windows XP como para o Windows 7. Então vamos lá ver o que quer dizer um sistema operacional ser multiusuário.

Vou primeiro dar um exemplo…

Você vai na Lan House fazer uma pesquisa, ver o Orkut, fazer um trabalho, jogar, enfim.
Mas antes de você fazer tudo isso você vai até a pessoa da recepção e ele libera uma máquina para você usar. Aí você vai lá faz sua pesquisa no Orkut, joga o Minifazenda, aquela coisa toda e tal e depois vai até a pessoa da recepção, pede pra fechar o tempo, paga e volta pra sua casa.
O cara então ao encerrar o seu tempo, ele encerra apenas o seu tempo! Os outros clientes da Lan House continuam usando os seus computadores normalmente. Então numa situação NORMAL jamais vai acontecer de o cara fechar o tempo de um cliente de um computador específico e fechar o tempo de todos os clientes de todos os computadores. Isso não acontece, porque o Windows é multiusuário e consegue gerenciar os recursos de vários usuários conectados simultaneamente.
Em prova, pode perguntar se o Windows é monousuário ou multiusuário. Sempre sempre, sempre, o Windows será multiusuário!

Suporte nativo ao protocolo TCP/IP

TCP/IP lembre sempre que ele é o PROTOCOLO PADRÃO.
E tanto o Windows XP e o Windows 7 já tem o suporte nativo pra ele. Ou seja, na hora que o Windows é instalado no computador, automaticamente o TCP/IP já é instalado junto, não precisa instalar por fora. E lembre sempre que para o computador se conectar a internet É NECESSÁRIO que o protocolo padrão TCP/IP esteja instalado.

Windows Explorer x Internet Explorer

Sobre o Windows Explorer vale sempre lembrar que quando vamos fazer operações (salvar, copiar, apagar, mover, renomear, criar uma pasta, ver o conteúdo de uma pasta, instalar um programa) DENTRO do nosso ambiente de trabalho (nosso computador ou nossa rede local de trabalho) estaremos usando o Windows Explorer.O Windows está “dentro” do computador né? Então para “ver”, “explorar” DENTRO você usa o Windows Explorer.
  Para ver o conteúdo de um pendrive? WINDOWS EXPLORER
Para apagar aquela foto que você não gostou para a lixeira? WINDOWS EXPLORER
Para salvar um o trabalho da faculdade na sua pasta? WINDOWS EXPLORER
Para copiar uma música do seu celular para o seu computador? WINDOWS EXPLORER
Para criar um atalho na área de trabalho daquele filme que você tanto gosta? WINDOWS EXPLORER
Tudo o que vai ser DENTRO, é o Windows Explorer.
======================================

E para eu entrar no Orkut? Windows Explorer também?
Não, meu caro leitor.
O Orkut não está dentro do seu computador, o Orkut está na Internet, ele está FORA e para você ver o que está FORA do seu computador, FORA do seu ambiente de trabalho (computador ou rede local) você usa o Internet Explorer.
Internet Explorer é o navegador (browser) para você entrar no site do Ajudando seu Windows, para você entrar no Orkut, para entrar no Youtube, enfim, tudo o que está FORA do seu computador, você então usa o seu navegador Internet Explorer.
E tanto para o Windows XP como para o Windows 7 fica o seguinte
Windows Explorer – Gerenciador de Arquivos, para ver DENTRO
Internet Explorer – Navegador (browser), para ver FORA

Teclas de atalho

Então pessoal, é importante saber que em informática tem que ser bem rápido, por isso alguns atalhos no teclado são muito bem vindos... Ctrl + C = Copiar (alternativo: Ctrl + Insert)
Ctrl + V = Colar (alternativo: Shift+ Insert)
Ctrl + X = Recortar (alternativo: Shift + Delete APENAS se for DENTRO DO ARQUIVO, ou seja, para um texto, celulas numa planilha, parte de alguma imagem)
Se SHIFT + DELETE for feito num ÍCONE (arquivo ou pasta) o arquivo será apagado sem ir para a lixeira.
Alt + F4 = Fecha a Janela
Alt + Tab = Alterna entre janelas (abra vários programas, Word, Excel, MSN e tecle Alt + Tab para ir alternando entre eles)
Ctrl + Esc = Abre o menu iniciar
Ctrl + Z = Desfazer
O WinKey (o simbolo do Windows no seu teclado) + E = Abre o Windows Explorer
WinKey + D= área de trabalho
WinKey + L= Bloquear o computador
WinKey + TAB= Efeito Flip 3D (somente nas versões Home Premium, Professional e Ultimate do Windows Vista e 7)

Essa são as básicas, mas tem também, pra quem não conheçe a tecla PRINT SCREEN.

Já teve uma vez que você entroou no seu orkut, facebook, e viu uma foto tirada de uma conversa no msn, ou uma simples captura do ambiente de trabalho. Ai você imagina, como essa pessoa fez isso? Ela tirou uma foto com o celular ou com uma camera? Nããão...  Aperte a tecla PRINT SCREEN “e o Windows bate uma foto da sua tela INTEIRA”. Aí você pode ir no Word, ou no Paint, ou qualquer editor de imagens e dar um Ctrl + V (colar) e salvar. Agora se você está quer “tirar a foto” de apenas uma janela específica, como a janela da Lixeira por exemplo e o que não for Lixeira deva fica de fora, deixe a janela da lixeira restaurada ocupado um pedaço da tela, clique na janela da lixeira e aperte ALT + PRINT SCREEN. Alt + Print Screen “bate a foto” da janela ativa, ou seja, só aquela janela que você clicou por último. Print Screen e Alt + Print Screen copiam a imagem da tela para a área de transferência.

Bom é isso, espero ter esclarecido alguma dúvida... atée mais ;D

3 comentários:

jose Carlos matioli Jr disse...

MUITO obrigado pelas informações, foi muito útil no meu caso

Adriana disse...

Gostei muito foi muito util.

Unknown disse...

Também gostei muito. Valeu!